A agência do Banco Travessia funciona de terça-feira a quinta-feira de 8h ás 11h e das 13h ás 16h

Sobre: Fernandes Tourinho

História de Fernandes Tourinho


No princípio dos séculos, surgiu na região, um pequeno ponto de carga, mais comumente chamado “Rancho de Tropas”, local de descanso e hospedagem dos viajantes e comerciantes da época que surgiram dos lados de Tarumirim e Caratinga para atingirem a estação ferroviária á margem esquerda do Rio Doce.
Este ponto era chamado então pelos religiosos de ARRAIAL DO BOM JESUS.
Com o passar dos anos e a fixação de famílias no local, se construiu uma igreja e foi oferecida ao padroeiro, pelo proprietário da área, uma gleba de 48 hectares (patrimônio do padroeiro), com o nome de Bom Jesus de Itaperu, que na linguagem indígena significa “Pedra Preta”.
Em 1954, passou o lugar para categoria de Vila, com o nome de Itaperuna. Posteriormente passou para Distrito e seus habitantes foram os sucessores de Joaquim Moreira, Carlos de Barros, etc.
O primeiro professor foi o Senhor Manuel Pereira Neves e o primeiro Padre a celebrar no local foi o Padre Painhos.

Com a Reforma Administrativa do Estado, em 1962/1963, com a Lei n° 2.764, sancionada a 30 de dezembro de 1962, o distrito de Itaperuna foi elevado à categoria de município com o nome de FERNANDES TOURINHO, homenagem prestada ao Bandeirante SEBASTIÃO FERNANDES TOURINHO, que teria desbravado e descoberto todo o curso do Rio Doce, nos idos de 1576.

 A emancipação política se deu em 1° de Março de 1963 e a 1ª eleição que se realizou foi em 30 de junho de 1963.



Localização de Fernandes Tourinho - MG